terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aprenda a tocar cavaquinho - aula 8 - quadradinho de D

Olá Amigos do Blog eu sei que você andam sentindo falta de novas matérias mas é com grata satisfação que informo que estamos mudando de endereço.

Todas as novas matérias estão sendo publicadas no nosso novo site www.primeirosacordes.com.br .

Vá até lá conheça e prestigie informe os seus amigos. Precisamos de vocês pra poder fazer um trabalho realmente bacana. O site ainda não está devidamente pronto mas já está funcionando.

Então não se esqueça você quer matérias novas, mais informações vá até o nosso site.

www.primeirosacordes.com.br Uma das seqüências de acordes mais usadas no samba é a que os sambistas chamam de quadradinho.

Ela é chamada dessa maneira, porque usamos quatro acordes, e eles formam uma espécie de quadrado em torno do braço. Vamos começar a tocar o quadradinho pela tonalidade de D, ou seja, o 1º acorde será o acorde de D.


Agora toque a seqüência da seguinte maneira:

D / D / B7 / B7 / Em / Em / A7 / A7 /

Obs.: Toque uma única batida para cada acorde.Conte até 2 e vá para o próximo compasso. Os tempos são agrupados em grupos iguais, de dois em dois, de três em três ou de quatro em quatro, constituindo unidades métricas as quais se dá o nome de compasso. Cada grupo de tempos, isto é, cada compasso, é separado do seguinte por uma linha vertical(travessão).

Veja o video abaixo e aprenda como tocar o quadradinho de D.

Abraços e bom estudo


 

Nenhum comentário: